sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

A PAZ DE CRISTO

"A paz terrena, nascida do amor do próximo, é imagem e efeito da paz de Cristo, vinda do Pai. Pois o próprio Filho encarnado, príncipe da paz, reconciliou com Deus, pela cruz, todos os homens, restabelecendo a unidade de todos num só povo e num só corpo, extinguiu o ódio e, exaltado na ressurreição, derramou nos corações o Espírito de amor".

Vaticano II - Gaudium et Spes, 78)

JESUS

O nome Jesus quer dizer que n'Ele Deus está presente para salvar toda a Humanidade. O nome de Jesus está no coração da oração cristã, por isso, as orações litúrgicas terminam: "Por Nosso Senhor Jesus Cristo...".
Jesus comunica através do que fez e do que faz. Palavras, gestos, atitudes são formas de Jesus comunicar através do corpo. 
Jesus quer relacionar-se com a pessoa na sua totalidade e unidade. Nós somos a unidade quando falamos de corpo, alma, espírito, quando falamos da pessoa como ser único e irrepetível.
Se a vida de Jesus é a grande manifestação do amor de Deus por nós, por um lado, é um exemplo concreto e fecundo de como nós devemos corresponder ao amor de Deus, por outro. 
Toda a vida de Jesus explica-se pelo amor ao Pai. Por isso, Jesus é, para nós, o fundamento e o modelo do verdadeiro amor.

Mara Bastos